Médicos

Proteja seu registro médico contra fraudes em atestados.
Faça emissão e gestão totalmente digitais com Atesta CFM

Médicos

Proteja seu registro médico contra fraudes em atestados.
Faça emissão e gestão totalmente digitais com Atesta CFM

Atesta CFM será a plataforma de emissão e
gestão de atestados validados pelo CFM

Atesta CFM chegará para agilizar a emissão de atestados digitais com praticidade e segurança para o médico e paciente. Todos os documentos emitidos serão verificados e validados pelo CFM e possuirão tramitação restrita entre médico, paciente e empresa. Além disso, nossa solução atenderá integralmente a Resolução CFM 2.382/ 2024.

Se você, médico, já emite atestados pela solução de Prescrição Eletrônica do CFM, poderá aproveitar a integração com a plataforma Atesta CFM, ou seja, todos os documentos emitidos seguirão os padrões de segurança e de acordo com a Resolução CFM nº 2.381/2024.

Emita atestados digitais de afastamento, saúde ocupacional, acompanhamento e saúde, além de homologação pela medicina do trabalho
Emita atestados de qualquer lugar, de maneira online e offline, inclusive com controle dos atestados em papel
Registre seus diferentes hospitais e consultórios para alterar com um toque o local de emissão
Realize a gestão e consulte histórico de todos os atestados
Cancele atestados injustificados

Assegure-se de que seus dados não serão utilizados para a emissão de atestados irregulares

A falsificação de atestados médicos no Brasil compromete a saúde pública. Este problema alarmante afeta a integridade da classe médica no país. Grupos criminosos organizados têm atuado nesse mercado ilícito utilizando documentos, carimbos e papéis timbrados roubados ou adulterados.

Atesta CFM assegura a autoria do atestado, uma vez que o médico precisa se identificar com Certificado Digital ou credencial do CFM. Sempre que uma empresa recebe um atestado, o médico recebe uma notificação e tem a opção de cancelá-lo caso haja suspeita de uso indevido do seu registro profissional.

Imagem

Atesta CFM trará proteção e comodidade com emissão GRATUITA, onde você estiver

Atesta CFM favorecerá total mobilidade no exercício médico. A plataforma e o App permitirão a emissão de atestados em qualquer lugar, como hospitais, clínicas, por telemedicina ou em atendimentos domiciliares.

Sua interface simples e intuitiva, disponível por meio do celular, tablet, notebook ou desktop, permitirá que o médico assine digitalmente o documento e o envie diretamente para o celular do paciente, além de ficar disponível imediatamente para a empresa.

Mesmo sem internet, Atesta CFM armazenará os dados dos atestados em seu dispositivo e, assim que houver sinal, os enviará automaticamente para seus destinatários

Atesta CFM será muito mais prático.
Conheça os benefícios:

1Preencha o atestado de maneira rápida pelo app ou plataforma
2Envie atestados digitais direto para o celular do paciente e RH da empresa
3Dispense o uso de carimbos e papel timbrado utilizando assinatura e documento digitais
4Reforce a segurança do seu registro ao coibir roubos de receituários e carimbos físicos
5Realize gestão de todos os atestados que você emitiu e possíveis cancelamentos
6Tenha um arquivo digital de atestados organizado e consulte por data, CID, paciente e outros

Atesta CFM oferecerá ferramentas práticas e intuitivas para o controle de seus atestados.

Será possível acessar o histórico de emissão, cadastrar seus locais de trabalho, inscrições (CRM), personalizar seu perfil de usuário e ter acesso a uma série de consultas por CID, data, local e etc. que permitirão ao médico usar a plataforma como um instrumento de gestão e organização do seu trabalho.

A plataforma ainda permitirá a impressão de talonários de atestados para preenchimento manual em locais com restrições de acesso à internet. Cada talonário possuirá data de validade e suas folhas serão identificadas por código de segurança, permitindo sua autenticação posterior e cancelamento, se necessário.

Atesta CFM fará gestão dos talonários e permitirá ao médico, assim que houver disponibilidade de internet, efetuar a inclusão dos dados manuscritos na plataforma.

Mais do que uma solução de emissão de atestados, Atesta CFM oferecerá gratuitamente para você:

Aquisição rápida, segura e identificada de novos receituários digitais

Ambiente seguro de emissão e transferência de atestados entre médicos, pacientes e empresas

Organização, controle e consulta de todos os atestados que você emitiu, diretamente na plataforma

Cancelamento de atestados irregulares ou por suspeita de fraude

Download de atestados, sendo solicitados por agendamento

Plataforma perfeita para médicos de qualquer especialidade

O CFM está do seu lado, pensando e implementando soluções de inteligência para proteger toda a classe médica. Dessa maneira, é fundamental a adesão à plataforma Atesta CFM, a solução que visa blindar o seu registro, facilitar a sua rotina de emissões de atestados e coibir ações que possam prejudicar o exercício da sua profissão.

Jornada do médico na emissão de atestados

FAQ - Médicos

Atesta CFM é uma plataforma de software desenvolvida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que permite aos médicos emitirem atestados no formato digital, de forma simples e ágil, pela internet ou aplicativo de celular. A solução agiliza o processo de emissão, realiza validação, faz o envio entre as partes, oferece gestão de atestados e informa o médico sempre que um atestado for emitido em seu nome.

Não. O uso do Atesta CFM é gratuito para todos os médicos regularmente inscritos nos seus Conselhos Regionais.

Há três tipos de atestados que podem ser autenticados/validados:

  1. Atestados digitais emitidos pelo Atesta CFM
  2. Atestados emitidos em plataformas de terceiros integradas ao Atesta CFM
  3. Atestados físicos em formulários emitidos por meio do Atesta CFM
Para os dois primeiros tipos, o interessado deve acessar o site https://validar.atestacfm.org.br e inserir o código localizado no rodapé do documento diretamente no campo específico da plataforma e clicar no botão “verificar atestado”. Em seguida, serão apresentadas informações sobre a autenticidade do documento, nome, CRM e UF de inscrição do médico e data de emissão do atestado.

Para o tipo 3, atestados físicos, o procedimento é similar ao anterior. Contudo, por serem manuscritos, requerem uma conferência visual do interessado, uma vez que o sistema somente atesta a autoria do formulário. Para validação, basta informar o código disposto no rodapé do formulário no campo específico e, em seguida, o site apresentará as informações do emissor da folha do atestado.

De acordo com a Resolução CFM 2.382/2024, a partir de 05/03/2024 somente serão válidos os atestados emitidos pela plataforma Atesta CFM, ou por sistemas integrados a esta.

Para usar a plataforma Atesta CFM, você precisa ter inscrição regular no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado e possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil para assinar eletronicamente os atestados.
Caso você não possua um certificado digital, pode obtê-lo gratuitamente no CRM Virtual - Portal de Serviços dos CRMs (https://portalservicos.cfm.org.br) ou adquiri-lo em outro fornecedor de sua preferência no mercado.
Mais informações em: certificadodigital.cfm.org.br.

Sim, Atesta CFM é compatível com dispositivos móveis nos sistemas Android e iOS, basta baixar o aplicativo na respectiva loja, a partir de novembro de 2024. Você pode acessá-lo utilizando smartphones ou tablets, o que proporciona flexibilidade e portabilidade no uso e permite que você emita atestados em qualquer momento e qualquer lugar, mesmo em modo offline.

A Plataforma Atesta CFM permite a emissão de cinco tipos de documentos: Atestado médico de afastamento, Atestado de acompanhamento, Declaração de comparecimento, Atestado de saúde e Atestado de saúde ocupacional (ASO).

A plataforma foi concebida para assegurar que os dados de médicos e pacientes sejam utilizados e protegidos em plena conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e normativo do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Os documentos digitais são armazenados em data centers sob várias camadas de proteção, seu acesso é estritamente controlado e respeita rigorosamente os perfis de acesso e suas respectivas regras de permissão e restrição. Adicionalmente, todas os dados que trafegam pela rede utilizam protocolos de segurança SSL para criptografá-los, tornando-os ilegíveis em caso de interceptação.

E para você, médico, a plataforma enviará um e-mail sempre que suas credenciais forem usadas para emitir um atestado. Desta forma, se houver suspeita de uso indevido, pode-se fazer uma denúncia e anular imediatamente o documento.

Não. A Plataforma Atesta CFM permite que outras soluções se utilizem de seus recursos por meio de integração. Desta forma, o fabricante do seu atual programa pode fazer a adesão ao barramento, e contar com os recursos de geração de atestados chancelados pelo CFM. Atestados emitidos por outras plataformas digitais somente serão considerados válidos quando integrados ao barramento do ecossistema Atesta CFM.

Os nomes das soluções que se integrarem ao barramento do Atesta CFM serão publicados no site atestacfm.org.br para que os médicos saibam se estão adequadas à nova legislação.

Não, pode continuar usando-a. A Prescrição Eletrônica do CFM já está integrada com o Atesta CFM e os atestado seguem o padrão exigido pelo normativo do Conselho Federal de Medicina.

Sim. Todos os atestados médicos emitidos pela plataforma de prescrição terão a chancela do Atesta CFM, não havendo a necessidade de mudar de plataforma. (Resolução CFM 2.382/2024).

Sim, os atestados de comparecimento, afastamento, acompanhamento e outros que indicam ausência do trabalhador, quando emitidos pela plataforma Atesta CFM ou por sistema integrado a esta, são legalmente válidos e respaldados pelo CFM.

Cada vez mais, os documentos impressos tendem a cair em desuso por causa de sua fragilidade, dano ambiental e dificuldade de armazenamento. Contudo, para os casos em que o médico tem restrições de acesso à internet ou outras dificuldades que o impeçam de usar o celular ou um computador no momento da emissão do atestado, o Atesta CFM disponibiliza uma funcionalidade de emissão de talonário, cujas folhas contam com elementos de segurança que permitem sua rastreabilidade.

Desta forma, o médico pode emitir o talonário para fazer seu atendimento e, assim que tiver acesso à internet, informar ao Atesta CFM sobre os talões e folhas utilizados. Casos de extravio também devem ser relatados.
Importante saber que após março de 2025, de acordo com a RESOLUÇÃO CFM nº 2.382/2024, somente os atestados emitidos pela plataforma Atesta CFM, ou por sistemas integrados a esta, serão considerados válidos.

Cada folha do talonário contém um número único (código de validação) que identifica o médico que o emitiu, data de emissão do talonário, tipo do atestado, número da folha e código do bloco. Desta forma, quem recebe o atestado impresso tem como verificar sua origem pelo Atesta CFM. Por este motivo, é importante que o médico que teve seu talão extraviado informe o evento na Plataforma.

O paciente pode visualizar os atestados emitidos por você e por outros médicos por meio do aplicativo ou do site, de forma rápida e simples.

O uso de talonário de atestados é uma alternativa quando o médico tem restrições de acesso à internet ou outras dificuldades que o impedem de usar o celular ou um computador no momento da emissão do atestado. Todo talonário é de uso pessoal do médico que o emitiu e intransferível. Cada folha recebe elementos de segurança que permitem a rastreabilidade do atestado e o ligam ao médico.

O Atesta CFM permite ao médico o controle da emissão dos talões de atestados de forma que blocos ou páginas utilizados ou extraviados sejam informados, evitando assim o uso indevido. Atestados extraviados, cancelados por erro de preenchimento ou anulados serão identificados como inválidos pela plataforma, protegendo, assim, o uso indevido das credenciais do médico.

A plataforma Atesta CFM oferece ajuda em seu site para eventuais problemas e dúvidas comuns relacionadas à utilização da plataforma. Há também uma equipe dedicada que pode ser acessada por e-mail, chat ou telefone para fornecer orientações sobre dúvidas e fazer recomendações acerca das melhores práticas na recepção, consulta e gestão dos atestados médicos digitais, além de explicações detalhadas sobre os recursos, funcionalidades e benefícios para que você utilize todos os recursos em sua total capacidade e eficiência.

Não é possível realizar alteração de dados profissionais por meio do Atesta CFM. Para isso, acesse o CRM Virtual (Portal de Serviços) ou entre em contato com o seu CRM.

É possível cadastrar diversos locais de trabalho. Essa opção oferece a flexibilidade necessária para a emissão de atestados em diferentes consultórios, clínicas e hospitais onde você realiza suas atividades médicas. Acesse seu perfil na plataforma, adicione rapidamente os dados e administre múltiplos locais de trabalho de maneira eficiente.

Para mais informações, você pode visitar o site oficial (atestacfm.org.br) ou enviar um e-mail para: contato@atestacfm.org.br

É um conjunto interconectado de aplicativos do CFM e de plataformas integradas que trabalham juntos para combater fraudes e garantir a autenticidade dos atestados médicos em todo o país.

Atestados gerados fora do ecossistema do Atesta CFM perderão a validade legal após março de 2025, mesmo que gerados em formato pdf e assinados com certificado digital. É altamente recomendado utilizar a plataforma Atesta CFM, ou outro sistema integrado a esta, para gerar documentos digitais com a chancela do Conselho Federal de Medicina e contar com o devido reconhecimento legal.

O médico tem duas opções: comparecer em seu Conselho Regional, no qual ele está inscrito ou solicitá-lo pela internet, por meio do Hot Site do Certificado Digital (certificadodigital.cfm.org.br) ou CRM Virtual – Portal de Serviços online dos CRMs – https://portalservicos.cfm.org.br. Em quaisquer dos casos, receberá as orientações de como proceder com a instalação passo a passo, por e-mail.

Quando a solicitação for realizada pela internet, caso haja alguma pendência que impeça a emissão do certificado, o médico deverá comparecer ao Conselho no qual está inscrito. O CRM Virtual apresentará as orientações sobre como proceder, de acordo com a(s) pendência(s).

Sim, o Art. 4º, § 2º da RESOLUÇÃO CFM nº 2.382/2024 deixa claro que: "Após a emissão do atestado físico, o médico deve registrar na plataforma Atesta CFM as informações obrigatórias, garantindo a rastreabilidade, autenticidade e integridade das informações fornecidas".